Washington Post é o grande vencedor dos Pulitzer

Os prémios de jornalismo com mais reconhecimento em todo o mundo são entregues anualmente pela Universidade de Columbia, os Pulitzer.

A gala deste ano, que decorreu ontem, segunda-feira (12), teve como grande vencedor o Washington Post que arrecadou 4 galardões, Informação Internacional, “Feature”, Comentário e Crítica, relegando para segundo lugar o New York Times com 3 pulitzer, Jornalismo de Investigação (com a ProPublica), Informação Nacional e Reportagem de Fundo.

A particularidade do prémio de Jornalismo de Investigação, ganho em conjunto pelo NYT e a ProPublica, é maior quando se trata de uma colaboração entre o jornal e a edição on-line, sem fins lucrativos. A reportagem sobre mortes controversas num centro médico de New Orleans, na sequência do furacão Katrina, acabou por ser um marco no futuro do jornalismo e da dismitificação da “luta pela sobrevivência” do papel em relação à web.

Os outros galardões da noite foram mais distribuidos, ficando o prémio de Serviço Público para o “Herald Courier”, de Bristol, Virgínia, e o de Notícias de Última Hora ao “Seattle Times”. Três jornalistas do “Dallas Morning News” foram, ainda, distinguidos com o Pulitzer de “excelência editorial”.

No que diz respeito à fotografia, o galardão para notícias de última hora foi para uma repórter do “Des Moines Register” e o de “Feature” para um fotógrafo do “Denver Post”. O prémio para informação local foi ganho por uma jornalista do “Milwaukee Journal Sentinel“.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s