Curta-metragem de Ana Barroso vence prémio no festival de cinema de Nova Iorque

A curta-metragem “Confessional Acts”, da realizadora Ana Barroso, venceu o prémio na categoria “Melhor Curta-metragem Avant-garde Internacional”, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Independente de Nova Iorque.

Para Ana Barroso, professora de inglês do Ensino Secundário, o galardão é “muito importante”, já que se encontra em início de carreira – a primeira experiência foi em 2007 – e este foi o primeiro prémio a que concorreu.

“Foi uma excelente surpresa. Estou a começar a fazer vídeo, é uma experiência muito recente, mas é um importante incentivo para continuar a trabalhar, sempre ao meu ritmo e com o meu cunho pessoal”, afirmou a cineasta à agência Lusa.

O vídeo experimental “Confessional Acts”, protagonizado por Vanda Franco, conta a história “surreal” de uma mulher que um dia quis ser como Rita Hayworth e foi pago pela própria realizadora.

Ana Barroso está a estudar na Universidade de Letras de Lisboa

Ana Barroso fez um mestrado sobre a cinematografia de David Lynch e está neste momento a estudar a cinematografia de Gus Van Sant e Larry Clark na Universidade de Letras de Lisboa.

Terminou recentemente uma outra curta metragem, intitulada “Good bye”, a história de uma mulher que sai de casa, e está a iniciar outro projeto idêntico, revelou a autora à Lusa. Ana Barroso trabalha habitualmente com Vanda Franco, atriz amadora, com o curso de pintura de ESBAL e trabalhos na área da fotografia.

Da sua curta carreira, fazem ainda parte participações na exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, na Galeria ArteContempo com o vídeo “Stills and Frames of a Broken- Hearted Girl” e na tangencial “Le coq tuguese”, da Experimenta Design 2009, onde foi exibido o vídeo premiado.

Ana Barroso iniciou a sua experiência com o workshop “One Minutes”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Outubro de 2007, onde realizou o vídeo “There’s always two sides for the same story”.

A entrega dos prémios do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Independente de Nova Iorque decorreu quinta feira em Nova Iorque.

Fonte: Expresso


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s