World Press Photo 2010 já tem vencedor

Foi anunciado hoje o vencedor do World Press Photo 2010, neste caso, a vencedora.

A 54ª edição do concurso elegeu a foto da Sul-africana Jodi Bieber, que mostrou ao mundo as consequências da violência contra as mulheres, personificada em Bibi Aisha, a quem o marido amputou o nariz e cortou as orelhas.

A fotografia, datada de 9 de Agosto de 2010 foi capa da revista Time e, já na altura chocou o mundo pela violência que fazia perceber.

Bibi Aisha, uma jovem afegã de 18 anos (na altura da foto), que fugiu de casa do marido para casa dos pais por ser vítima de maus tratos. Dias depois, um grupo de talibãs entrou em casa da sua família exigindo que fosse entregue à justiça para responder pelo “crime” de fuga.

Lida a sentença pelo comandante Talibã, responsável de julgar o caso, o cunhado de Bibi agarrou-a enquanto o marido lhe cortava o nariz e as orelhas, para depois a abandonarem à sua sorte. Para sua sorte, Bibi foi encontrada por um grupo de trabalhadores militares americanos que a levaram para um refúgio, para mulheres, em Kabul.

Da capital afegã, esta mulher partiu para os Estados Unidos onde recebeu apoio psicológico e uma cirurgia reconstrutiva. Hoje, Bibi, vive livre nos EUA.

Jodi Bieber, a fotógrafa Sul-africana, não é uma estreante do concurso, tendo já arrecadado oito prémios em anos anteriores. No entanto, Jodi, é apenas a segunda fotógrafa da África do Sul a ganhar o prémio maior do World Press Photo.

Para o presidente do júri, David Burnett, “esta pode tornar-se uma daquelas fotos à qual as pessoas se referirão como, ‘a foto daquela rapariga, sabes…’, e todos saberão a que foto se referem”

Os restantes elementos do júri apontam para a dureza da imagem e, Aidan Sullivan, um dos membros, afirma que “esta é a imagem que lhe desperta mais questões” e, num concurso como o World Press Photo, esse é um factor decisivo na escolha do vencedor. Aindan acrescenta ainda que além das pessoas perguntarem o “porquê?, perguntarão também onde, como e quem”.

Capa da Time com a foto de Bibi Aisha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s