Uma imagem vale mais que mil palavras

Pela primeira vez na história do meu blog (até faz parecer que tem muitos anos), vou ser obrigado a utilizar a mesma imagem em dois posts, com a agravante de serem seguidos.

Osama Bin Laden, um nome que ouvimos quase diariamente, na última década, podia ser quase considerado família entre nós… Sabíamos a sua história de vida de fio a pavio, cada vez que ele falava, todos o ouvíamos ou víamos, as suas imagens corriam o Mundo, era como um primo perdido na guerra, só não sabíamos onde estava… ou sabíamos?A fotografia

A verdade é que muitos falavam que ele estava no Paquistão mas, Pervez Musharraf, amigo do peito dos EUA, lá ia garantindo que não e os americanos continuavam entretidos no Afeganistão.

Foram precisos 10 anos para descobrir um homem, que toda a gente sabia quem era, e que vivia, tranquilamente numa mansão de 3 andares, “paredes meias” com um quartel da tropa paquistanesa. Consta que as droga vinda daqueles lados é de boa qualidade, eu penso que este acontecimento, dá mais valor a tal constatação.

Entretanto o Obama, e os seus mais-que-muitos assessores, vai estudando os dados que lhe chegam e  chega à conclusão que está tudo pronto para prender Bin Laden. A ordem é dada e os Seals são mandados avançar…

Obviamente que uma informação destas só é tornada pública quando já aconteceu. Assim foi e é compreensível, no fundo, trata-se do homem mais procurado e mais perigoso do Mundo (o tal que, dizem, mandou os aviões contra as torres gémeas), todos os cuidados são poucos.

A operação é um sucesso e Obama aparece, sorridente, a confirmar a informação. Habituados a ver e partilhar imagens (foram umas centenas), da prisão de Saddam, do seu julgamento e enforcamento, todos esperavam que tal se repetisse, mas, desta vez tudo foi diferente.

Seguindo o guião do filme… Os Seals entraram na vivenda, e começou uma troca de tiros com o objectivo de prender Bin Laden, as câmaras que os soldados transportam, filmam esses momentos, depois… bem, depois aparece um quarto, cheio de sangue onde, Bin Laden morreu.

No final, resta uma fotografia, onde Bin Laden se apresenta com uma pigmentação de pele, eu diria, esquisita. Aliás, tudo naquela imagem é esquisito.

Acabei agora de ver que, até as fotografias do “gabinete de crise”, que esteve reunido na Casa Branca, durante as operações foram tornadas públicas mas, daquilo que realmente é notícia, sobre uma imagem, difusa e confusa…

E se, no final de tudo isto, afinal Bin Laden fosse mais uma versão “Binhinho”, que só queria era estar ali quieto, no seu cantinho, com a odalisca, sem que lhe chateassem a cabeça…

E se Bin Laden ainda está vivo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s