Isto é Portugal.

Quando se especula sobre a aprovação da Finlândia à ajuda da União Europeia (UE), e do FMI a Portugal, eis que surge, no Youtube, um vídeo que recorda aos finlandeses alguns factos da nossa História.

Visto e partilhado por milhares de pessoas, o vídeo “apresenta-se” deixando bem clara a mensagem: com a imagem da bandeira finlandesa em fundo, a voz-off recorda que “A cruz azul sobre fundo branco foi a bandeira portuguesa, 800 anos antes de ser a bandeira da Finlândia”

Numa sequência de imagens ilustrativas, vão sendo relatados alguns aspectos como o facto do português ser falado em 5 continentes, invenções como as construções em pedra, a vela latina, os cartões pré-pagos para telemóvel ou e a Via Verde, serem portuguesas, e muitos outros.

Durante quase 7 minutos, Portugal é visto pelo seu lado mais positivo, o nosso espírito forte, de nação lutadora e valente (cantada no nosso Hino Nacional), é elevado e valorizado.

O meu único lamento para com este vídeo, é o facto de  surgir como uma resposta à atitude dos finlandeses, devíamos ser capazes de nos mostrar assim sempre, esta é a nossa história, fomos nós que corremos com o Napoleão, 3 vezes, fomos nós que ensinamos os ingleses a beber chá, metade do Mundo foi nosso.

Mesmo o aspecto mais negativo, tem o seu lado mais positivo, no vídeo recorda-se que “60% dos americanos pensam que Portugal é uma província espanhola. Bem como alguns espanhóis. Mas os fundadores de Espanha eram portugueses”, facto muitas vezes esquecido.

Uma verdadeira “Ode” a Portugal que merece ser vista e revista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s