Bonito serviço

Não sou fã do trabalho do jornalista Pedro Cruz, no entanto, este texto de opinião está muito bom e considero que o devo partilhar.

Bonito Serviço

No «meu tempo» quando um aluno era apanhado a copiar, além de levar uma reprimenda pública diante da turma que o fazia corar como um tomate, sentir-se humilhado e embaraçado, a seguir via o teste ser ANULADO.
Com sorte, mais tarde, o professor dava-lhe uma segunda hipótese. Agora, não!

Copiar é mau. Ponto.

Mas copiar na primária, no dois mais dois ou no oito vezes sete ainda vá que não vá. Chegar o corpo para a direita e deixar o colega de trás espreitar uma resposta de escolha múltipla no secundário chama-se camaradagem.

Não fazer queixinhas dos colegas que sabemos que copiaram a vida toda, chama-se não ser delator. E bem.

Agora, dizem os jornais que diz a LUSA e dizem já as televisões, os portais, a net e toda a gente … que uns senhores que vão ser titulares de um órgão de Soberania – Juízes e Procuradores do Ministério Público – andaram a copiar as respostas «fáceis» uns pelos outros no exame do CEJ não tem classificação. Mas, admitá-mo-lo, é humano.

É mau, mas é humano. Devia faze-los corar de vergonha, mas é humano. Deviam ter sido repreendidos diante da turma toda e ficado vermelhos como um tomate. E isso é humano.

O que não é certo é que o «castigo» para respostas «fáceis» e todas iguais seja… um prémio.

Rábula tipo Gato Fedorento

– Ai então, tal e coisa, eles andaram a copiar…

– Pois andaram…

– Ai então e lá de cima dizem que não é com eles e é cá em baixo.

– Pois é com eles cá em baixo.

– Mas eles cá de baixo dizem que tal e coisa e afinal não sabem o que vão fazer.

– Pois mas sempre é verdade que eles andaram a copiar nos exames para Magistrados?

– Diz que sim, mas de lá de cima dizem que é com os de cá de baixo e coisa e tal…

– Já não percebo nada. Então, copiaram todos e os de cima dizem que é com os de cá de baixo e então?

– E então nada, pronto, olha, copiaram e pronto.

– E pronto e pronto quê?

– E pronto, nada! Copiaram e agora os de lá de cima dizem que é com os de cá de baixo e os de cá de baixo dizem que afinal nada…

– Afinal nada?

– Afinal parece que passaram todos. Com 10.

E um dia destes – Deus me livre – ao entrar num Tribunal – espero que não como arguido, quando muito que seja como testemunha – vou ter de me levantar da cadeira, quando os senhores magistrados entrarem na sala e vou ter de esperar que eles se sentem para que eu também me possa sentar. Eu que nunca copiei nada por ninguém! E depois vou ficar a pensar se aqueles senhores que estão sentados acima dos outros, em cadeiras de costas altas e que estão ali para fazer justiça que nós pagamos com os nossos impostos, serão daqueles que andaram a copiar uns pelos outros as respostas fáceis num exame do CEJ? Portanto, senhores magistrados, quando – e Deus me livre, se tiver de ir  a Tribunal – me perguntarem o nome para confirmar o que está nos autos, peço, desde já, desculpas se não responder logo.

Posso estar entretido com os meus pensamentos e a pensar porque diabo é que no CEJ quem copia  – e quem não copia também – tem 10 e ainda por cima tem o poder de decidir sobre as vidas dos outros. Fazer justiça, no fundo, que como toda a gente sabe é matéria que.. em geral, nem sequer afecta a vida das pessoas. Mesmo das que copiaram no dois mais dois ou no oito vezes sete, mas que não tiveram dez.

1 comentário a “Bonito serviço”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s