Bonito serviço

Não sou fã do trabalho do jornalista Pedro Cruz, no entanto, este texto de opinião está muito bom e considero que o devo partilhar.

Bonito Serviço

No «meu tempo» quando um aluno era apanhado a copiar, além de levar uma reprimenda pública diante da turma que o fazia corar como um tomate, sentir-se humilhado e embaraçado, a seguir via o teste ser ANULADO.
Com sorte, mais tarde, o professor dava-lhe uma segunda hipótese. Agora, não!

Copiar é mau. Ponto.

Mas copiar na primária, no dois mais dois ou no oito vezes sete ainda vá que não vá. Chegar o corpo para a direita e deixar o colega de trás espreitar uma resposta de escolha múltipla no secundário chama-se camaradagem.

Não fazer queixinhas dos colegas que sabemos que copiaram a vida toda, chama-se não ser delator. E bem.

Agora, dizem os jornais que diz a LUSA e dizem já as televisões, os portais, a net e toda a gente … que uns senhores que vão ser titulares de um órgão de Soberania – Juízes e Procuradores do Ministério Público – andaram a copiar as respostas «fáceis» uns pelos outros no exame do CEJ não tem classificação. Mas, admitá-mo-lo, é humano.

É mau, mas é humano. Devia faze-los corar de vergonha, mas é humano. Deviam ter sido repreendidos diante da turma toda e ficado vermelhos como um tomate. E isso é humano.

O que não é certo é que o «castigo» para respostas «fáceis» e todas iguais seja… um prémio.

Rábula tipo Gato Fedorento

– Ai então, tal e coisa, eles andaram a copiar…

– Pois andaram…

– Ai então e lá de cima dizem que não é com eles e é cá em baixo.

– Pois é com eles cá em baixo.

– Mas eles cá de baixo dizem que tal e coisa e afinal não sabem o que vão fazer.

– Pois mas sempre é verdade que eles andaram a copiar nos exames para Magistrados?

– Diz que sim, mas de lá de cima dizem que é com os de cá de baixo e coisa e tal…

– Já não percebo nada. Então, copiaram todos e os de cima dizem que é com os de cá de baixo e então?

– E então nada, pronto, olha, copiaram e pronto.

– E pronto e pronto quê?

– E pronto, nada! Copiaram e agora os de lá de cima dizem que é com os de cá de baixo e os de cá de baixo dizem que afinal nada…

– Afinal nada?

– Afinal parece que passaram todos. Com 10.

E um dia destes – Deus me livre – ao entrar num Tribunal – espero que não como arguido, quando muito que seja como testemunha – vou ter de me levantar da cadeira, quando os senhores magistrados entrarem na sala e vou ter de esperar que eles se sentem para que eu também me possa sentar. Eu que nunca copiei nada por ninguém! E depois vou ficar a pensar se aqueles senhores que estão sentados acima dos outros, em cadeiras de costas altas e que estão ali para fazer justiça que nós pagamos com os nossos impostos, serão daqueles que andaram a copiar uns pelos outros as respostas fáceis num exame do CEJ? Portanto, senhores magistrados, quando – e Deus me livre, se tiver de ir  a Tribunal – me perguntarem o nome para confirmar o que está nos autos, peço, desde já, desculpas se não responder logo.

Posso estar entretido com os meus pensamentos e a pensar porque diabo é que no CEJ quem copia  – e quem não copia também – tem 10 e ainda por cima tem o poder de decidir sobre as vidas dos outros. Fazer justiça, no fundo, que como toda a gente sabe é matéria que.. em geral, nem sequer afecta a vida das pessoas. Mesmo das que copiaram no dois mais dois ou no oito vezes sete, mas que não tiveram dez.

Um pensamento em “Bonito serviço”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s