Universidades lusas entre as melhores do mundo

Quatro universidades portuguesas constam do ranking das 400 melhores instituições de ensino superior do mundo, feito pela publicação “Times Higher Education”. As universidades de Aveiro e do Porto estão colocadas entre o 301º e 350º lugar e as de Coimbra e Nova de Lisboa, entre o 351º e 400º. Só na próxima semana é que todos os critérios serão ponderados e as instituições ficarão a saber a sua avaliação exacta na listagem.

“Os rankings não são um objectivo mas uma consequência. O lugar conseguido traduz o mérito pelo cumprimento das nossas funções e também pelas escolhas que temos feito – a oferta pioneira, a aposta na investigação, o foco nas ciências e engenharias a prioridade dada à ligação com a região”, reagiu ao JN o reitor da Universidade de Aveiro.

Confrontado sobre a possibilidade de os cortes anunciados para 2012 ameaçarem a permanência das instituições nos rankings internacionais, Manuel Assunção garantiu que “responderão da melhor forma possível” e alertou para os eventuais cortes à Fundação para a Ciência e Tecnologia. “Quando se fala na necessidade de aumentar as exportações” essa mudança “só poderá ser feita com as universidades”.

A qualidade do ensino, a reputação internacional, os contratos com a indústria e o índice de investigação, por exemplo ao nível das publicações, são critérios avaliativos da “Times Higer Education”. A California Institute of Technology (Caltech) lidera a listagem, seguida de Harvard.

Fonte: JN

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s