Sismo na Turquia provocou 264 mortos e mais de mil feridos

O sismo que ontem abalou a província oriental turca de Van provocou 264 mortos e pelo menos 1140 feridos, segundo um novo balanço apresentado hoje pelo ministro turco do Interior, Idris Naim Sahin.

De acordo com a AFP, cem pessoas morreram na província de Van, próximo do Irão, e 117 morreram no distrito de Ercis, precisou o ministro algumas horas após o abalo de 7,2 na escala de Richter, segundo o instituto americano de geofísica USGS (United States Geological Survey).

O sismo ocorreu às 13h41 (hora local, mais duas horas que em Portugal) a uma profundidade de 20 quilómetros, com epicentro 16 quilómetros a nordeste de Van, no leste da Turquia, indicou o mesmo instituto norte-americano.

Este sismo foi seguido de uma série de réplicas potentes, que ocorreram a norte de Van, incluindo dois de magnitude 5,6 logo após o sismo inicial e um de 6,0 algumas horas depois.

É de esperar que o número de mortos venha a aumentar, indicaram ainda as autoridades nacionais.

As equipas de socorro estão a tentar desesperadamente encontrar pessoas que ainda estejam vivas debaixo dos destroços das casas. Os trabalhos prolongaram-se madrugada fora. Milhares de pessoas passaram a noite ao relento, numa altura em que as temperaturas são já muito baixas naquela região do país.

Cerca de 2400 trabalhadores de equipas de emergência estão nos locais mais atingidos pela tragédia à procura de sobreviventes, bem como 680 médicos, 12 cães de resgate e 108 ambulâncias.

A Turquia é particularmente vulnerável a sismos porque assenta numa região onde existem várias falhas geológicas. Em 1999, dois sismos com uma magnitude superior a 7,0 na escala de Richter causaram perto de 20 mil mortos em áreas desnsamente povoadas no noroeste do país.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, tem visitado a área afectada com recurso a um helicóptero e já fez saber que os edifícios mais afectados são aqueles construídos com tijolos de barro.

O governante aproveitou ainda para agradecer aos outros países pelas suas ofertas de ajuda, mas fez saber que a Turquia consegue lidar sozinha com o desastre.

Fonte: Público

Kuvvet Van. Kuvvet Türkiye. Kalplerimiz sizinle vardır.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s