“Querido Líder” morre aos 69 anos

Kim Jong-Il, líder norte-coreano há 17 anos, morreu na passada madrugada vítima de “fadiga física” e por “dedicação da sua vida ao povo”, anunciou a televisão estatal KCTV, pela voz de uma apresentadora em lágrimas, vestida de preto.

Kim Jong-Il

Segundo a agência Reuters, Jong-Il terá, na realidade, padecido vítima de um ataque cardíaco.

Kim Jong-Il líderou, com mão de ferro, a Coreia do Norte, num regime comunista de inspiração estalinista, baseado no culto da personalidade, país esse que Bernardino Barros, líder parlamentar do PCP, considerou como “a maior democracia do Mundo”.

Da Coreia do Norte pouco se sabe, não há certeza, sequer, quanto ao número de habitantes.

O sucessor do “Grande Líder”, como Jong-Il era oficialmente chamado,  será o seu filho mais novo, Kim Jong-un, cuja idade exacta se desconhece (terá 29 anos).

Jong-Un terá sido nomeado general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar central do Partido dos Trabalhadores em 2010. Sabe-se igualmente que o sucessor de Kim Jong-il foi educado na Suíça e que é filho de uma das mulheres favoritas do pai, Ko Yong-hui (já falecida).

Kim Jong-Un

A agência noticiosa estatal da Coreia do Norte, a KCNA, apelou ao povo norte-coreano que se mantenha unido em torno do sucessor do “Querido Líder”. “Todos os membros do partido, os militares e o público deverão seguir fielmente a liderança do camarada Kim Jong-un e proteger e fortalecer ainda mais a frente unificada do partido e do Exército”, adiantou a mesma agência.

Segundo informaram os meios de comunicação norte-coreanos, citados pelas agências internacionais, o Governo de Pyongyang anunciou que as cerimónias fúnebres acontecerão no dia 28 de Dezembro e Kim Jong-un estará à frente da organização das exéquias.

Anúncio feito pela KCTV, e reproduzido pela BBC.

Reportagem da SBT sobre a Coreia do Norte.

Reportagem na Sic Notícias  sobre a Coreia do Norte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s