Warhol. Nem a morte acabou com os 15 minutos de fama

O papa da pop morreu a 22 de Fevereiro de 1987. De latas de sopa a detergentes passando por filmes independentes, Warhol de tudo fez arte.

Há 25 anos morria Andy Warhol. Se fosse vivo completaria a bonita idade de 85 primaveras assombradas pela hipocondria e alguns problemas de pele, resultado da escarlatina, doença que teve em criança. Warhol cresceu fechado no quarto devido a uma doença que lhe provocava movimentos involuntários do corpo (coreia), uma consequência da escarlatina, mimado pela mãe e a coleccionar imagens de estrelas de cinema que recortava e dispunha à volta da cama.

Cedo mostrou queda para as artes e depois de ter estudado Arte Comercial na School of Fine Arts, no Carnegie Institute of Technology, em Pittsburgh, EUA, onde nasceu, mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou numa revista de ilustração e publicidade.

Mas foi nos anos 60 que deu uma nova cara à arte pop, transformando latas de sopa Campbell em objectos artísticos. Warhol gostava de se rodear de boémios com gostos e comportamentos excêntricos a quem chamava superestrelas. Com eles fez mais de 60 filmes, que iam de encontros improvisados entre as suas estrelas a 45 minutos de um homem a comer um cogumelo (“Eat”).

Marilyn Monroe, Mick Jagger, Elvis Presley, Rato Mickey, John Wayne ou Michael Jackson foram algumas das estrelas imortalizadas nas serigrafias de Warhol, técnica que mais utilizava para os seus trabalhos, manipulando cores e efeitos.

Em 1968 Andy foi baleado por Valerie Solanas, uma feminista desequilibrada que chegou a aparecer num dos filmes do artista. O tiro não o matou e no dia seguinte já estava fora do hospital. Warhol morreria a 22 de Fevereiro de 1987 depois de uma operação à bexiga, durante o sono, de uma paragem cardíaca. Tinha 58 anos.

Fonte: I-online

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s