Três projectos portugueses vencem ‘Edifício do Ano 2011’ da ArchDaily

A Capela da Vida em Braga, a MIMA House em Viana do Castelo e a sede da Associação Fraunhofer no Porto foram as construções portuguesas hoje eleitas “Edifício do Ano 2011” pelo website de arquitetura ArchDaily.

Uma dezena de edifícios assinados por arquitetos portugueses e localizados um pouco por todo o país estiveram entre os 70 finalistas do prémio, que contempla 14 categorias.

Capela da Vida - Braga
Capela da Vida - Braga

Entre os finalistas estavam 10 projetos portugueses mas apenas três foram os escolhidos através da votação online, que contou com mais de 65 mil participações.

Na categoria ‘Casas’, o vencedor foi o ateliê MIMA Architects com a MIMA House, uma casa com 36 metros quadrados, inspirada na tradição japonesa, com grelhas que permitem a instalação de paredes quando necessário.

Na área da ‘Religião’, o ateliê Cerejeira Fontes Arquitetos venceu o prémio com a Capela Árvore da Vida, construída, com 20 toneladas de madeira, dentro do Seminário Conciliar de Braga

A decoração da sede da Associação Fraunhofer no Porto, pelo ateliê Pedro Silva Architects, foi a vencedora do prémio da categoria ‘Interiores’.

Para trás ficaram os finalistas A Casa das Histórias da Paula Rego (Cascais), o Museu do Design e da Moda (Lisboa), o Museu da Vila Velha (Vila Real), uma casa particular em Leiria, a Piscina Municipal de Povoação (São Miguel), o Centro Cultural de Sines e a ponte pedonal da Covilhã.

Em 2010, três edifícios portugueses – em sete finalistas – foram eleitos “Edifício do Ano” pela ArchDaily: o edifício da Vodafone no Porto, o bar temporário que representou a Faculdade de Arquitetura portuense na Queima das Fitas e a Closet House, de Matosinhos.

No ArchDaily, os arquitetos têm a possibilidade de partilhar os seus projetos com especialistas de todo o mundo.

Fonte: I

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s