Sequela do “Kony 2012” lançada quinta-feira

Organização Invisible Children responde às críticas feitas ao primeiro filme “Kony 2012”, que se tornou um êxito de massas na Internet, com uma segunda parte.

O vídeo mais badalado dos últimos tempos no YouTube já tem sequela. Depois de “Kony 2012 “, visto por cerca de 100 milhões de pessoas, o grupo ativista Invisible Children lançou, esta quinta-feira, “Kony 2012 parte II – para lá da fama”. Ambos os filmes denunciam o ugandês Joseph Kony, líder do Exército de Resistência do Senhor (mais conhecido pela sigla inglesa LRA), responsável por milhares de mortes, amputações, abusos sexuais e raptos de menores.

O novo filme tem 20 minutos (menos 10 do que o anterior) e surge em resposta às críticas que o original suscitou, não só ao Governo ugandês como a muitos trabalhadores de organizações humanitárias e outros especialistas em conflitos africanos. Aos que afirmaram que o primeiro filme era, por Joseph Kony já não ter a força de outrora, os autores respondem: desde a publicação do primeiro filme, o LRA já sequestrou 57 pessoas.

O tom da segunda parte diverge do da primeira, em que o caso era apresentado na perspetiva de uma criança – o filho do realizador, Jason Russell. Este tão-pouco aparece no novo filme. Foi detido em San Diego (Califórnia), pouco depois do lançamento do primeiro filme, depois de ter andado a correr pelas ruas, despido, enquanto se masturbava e vandalizava carros. Foi levado para o hospital.

Joseph Kony tornou-se, em 2005, a primeira pessoa contra quem o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura. Os dois filmes dos Invisible Children promovem a iniciativa “Cover the night”, um protesto marcado para 20 de abril em Nova Iorque, para pressionar os líderes mundiais a fazerem algo em relação ao LRA. Os autores dos vídeos querem que Kony seja preso até ao final de 2012.

Fonte: Expresso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s