Criador dos Simpsons revelou onde fica Springfield

Os fanáticos da série de animação norte-americana Simpsons vão ter de correr até à Wikipedia e mudar a informação sobre a localização da cidade, graças à última revelação do criador do popular programa televisivo. Matt Groening levantou o véu sobre o grande segredo da série: onde fica Springfield, a cidade onde tudo acontece em torno dos personagens amarelos que conquistaram milhões de simpatias em todo o mundo desde 1989?

Numa entrevista com o autor da série, Matt Groening, que acaba de ser publicada na revista Smithsonian, este revela que a cidade que imaginou para os Simpsons se encontra, de facto, no estado de Oregon (costa oeste dos Estados Unidos).

Até agora, os fãs da série sabiam que Springfield era sinónimo de uma qualquer anónima cidade mediana dos Estados Unidos, recheada de típicos norte-americanos, famílias, empresas e problemas que poderiam acontecer – e acontecem – em qualquer lado. Daí que a escolha do nome Springfield não tenha sido um acaso: actualmente, há registo de cidades com esse nome em pelo menos 35 estados.

Essa “tipicidade” – ou construção baseada em muitos esterótipos – permitia à série uma universalidade nos retratos que fazia parte do seu sucesso: como não era uma cidade em concreto, muitos podiam identificar-se com os temas levantados pelos personagens que começaram a ser imaginados em 1987 e que se estrearam dois anos mais tarde (actualmente, já foram emitidos 503 episódios). O próprio autor realça isso na referida entrevista, dada a uma publicação mensal dedicada às artes, à história, às ciências e à cultura popular contemporânea e que é propriedade do Smithsonian Institute, uma entidade sem fins lucrativos financiada pelo governo federal norte-americano e por mecenas, e que é responsável por 19 museus nos Estados Unidos. Diz Groening: “Parecia-me divertido que houvesse muita gente a identificar-se com o nome da cidade.”

É, aliás, isso que diz esta página na Wikipedia dedicada ao universo da família composta pelos pais Homer e Marge, e a prole de três filhos (Bart, Lisa e Maggie). E também o Simpsons Archive disponível online, e que recolhe provas e pistas que os argumentistas foram deixando nas centenas de episódios emitidos. A conclusão é que Springfield podia ser em qualquer lado e que o lugar exacto é, apenas e só, “Springfield fica na nossa televisão”.

Porém, segundo Groening, a Springfield dos Simpsons afinal existe mesmo e fica perto de Portland, no estado de Oregon, cidade natal do “pai” destas personagens animadas. O autor refere que se inspirou numa popular série televisiva dos anos de 1950 nos EUA (“Father Knows Best”), passada em Springfield, e começou por manter segredo sobre essa inspiração porque muita gente achava que era a sua Springfield que estava ali na série, distinguida até agora com 27 prémios Emmy (atribuídos pela indústria da televisão norte-americana) e que é vista em mais de 100 países e 50 idiomas, de acordo com o jornal Guardian, que acrescenta que os Simpsons são hoje a mais antiga sitcom norte-americana no ar.

O mesmo jornal britânico acrescenta que havia outras pistas sobre a localização de Springfield, já que o autor usou nomes de ruas dessa terra que fica perto da sua cidade natal para baptizar personagens, como o reverendo Lovejoy ou o vizinho de Homer (cujo nome é inspirado no poeta grego Homero), Ned Flanders. Até mesmo a morada dos Simpsons coincide com a de Groening quando era criança.

Em Portugal, a série é transmitida na RTP2 e no canal Fox (cabo). Popularizou também expressões linguísticas como “D’Oh”, o berro de Homer que, em 2001, entrou para o Oxford English Dictionary, que a definiu como a expressão de uma frustração quando alguém se apercebe de que as coisas não correram como pretendido, ou, num sentido pejorativo, como uma expressão usada por alguém para sustentar que outra pessoa disse uma tolice.

Fonte: Público

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s