Telma Monteiro conquista título europeu em minuto e meio

Telma Monteiro sagrou-se campeã europeia de judo, ao vencer a grega Ioulietta Boukouvala na final, disputada na Rússia.

A portuguesa Telma Monteiro sagrou-se hoje, pela quarta vez na sua carreira, campeã europeia de judo, ao vencer a grega Ioulietta Boukouvala na final dos -57 kg. 

Telma Monteiro em combate - Photo: Maxim Shipenkov/EPA

Em oito presenças em campeonatos da Europa, Telma Monteiro nunca falhou uma ida ao pódio, com títulos hoje em Chelyabinsk, na Rússia, em 2009 em Tbilissi, em 2007 em Belgrado e em 2006 em Tampere, na Finlândia, nas duas últimas na categoria de -52 kg. 

A judoca portuguesa também foi medalha de prata nos Europeus de Istambul, no último ano, e bronze em 2010, em Viena, em 2005, em Roterdão (Holanda), e em 2004, em Bucareste. 

Bastou minuto e meio para conquistar o título 

Pouco mais de minuto e meio bastou para que Telma Monteiro chegasse ao título. A judoca portuguesa era a grande favorita na sua categoria e, nos cinco combates que realizou, três vezes ganhou por “ippon” e nos restantes nunca pontuou abaixo de “waza-ari”, a segunda pontuação máxima. 

O derradeiro “ippon” aconteceu na final, com Telma a impor-se uma vez mais à grega Iouletta Boukouvala, judoca que, à semelhança da portuguesa, já está qualificada para os Jogos Olímpicos de Londres2012 (10ª no “ranking”).

No percurso nos -57 kg, categoria que Telma assumiu a seguir aos Jogos de Pequim2008, a judoca do Benfica já defrontara a grega por duas vezes, nos Mundiais de Tóquio em 2010, em que foi vice-campeã mundial, e na Taça do Mundo de Sófia, em 2009. 

Joana Ramos e Ana Hormigo não conseguiram chegar ao pódio 

Nos Europeus de Chelyabinsk, Telma Monteiro foi a melhor de Portugal no primeiro dia, no qual Joana Ramos, em -52 kg, e Ana Hormigo, em -48 kg, não conseguiram chegar ao pódio. 

Hormigo chegou aos Europeus a precisar de “pontos olímpicos”, de chegar à final da sua categoria, mas, depois de dois triunfos moralizadores por “ippon”, com a espanhola Oiana Blanco e com a britânica Hayley Davis, perdeu ao terceiro combate. 

Em causa estava o acesso às meias-finais, mas a judoca de Castelo Branco teve pela frente a veterana Frederique Jossinet – que viria a ser quinta -, uma judoca com larga experiência e palmarés.

Frederique Jossinet, de 36 anos, tem no currículo uma medalha de prata, em Atenas2004, dois títulos de vice-campeã mundial (mais dois bronzes) e três europeus (mais duas pratas e quatro bronzes).   

Nos -52 kg, Joana Ramos não tinha a preocupação de conseguir pontos para Londres2012, que já garantiu, mas defendia a medalha de prata que conseguira no último ano em Istambul, e, tal como Hormigo, terminou em sétimo.

Com dois triunfos iniciais, Joana perdeu o acesso às meias-finais com a espanhola Ana Carrascosa — as judocas tinham equilíbrio nos combates realizados anteriormente entre ambas – e depois “caiu” no acesso ao combate pelo bronze, com a alemã Mareen Kraeh, por decisão dos juízes.

Leandra Freitas e Nuno Carvalho perderam 

Também hoje, Leandra Freitas perdeu ao primeiro combate nos Europeus, com a sérvia Ljiljana Savanovic (-48 kg), e Nuno Carvalho com o monegasco Yann Siccardi (-60 kg), judocas que partiram para estes campeonatos com poucas expetativas. 

Nesta competição ainda entram em ação nos próximos dias os judocas portugueses João Pina (-73 kg), bicampeão europeu em título e com os Jogos Olímpicos já assegurados, bem como Yahima Ramirez (-78 kg) e Diogo Lima (-81 kg).

Ramirez tenta segurar a quota continental, que lhe permitirá estar em Londres2012, enquanto Diogo Lima precisa de chegar à final para conseguir a qualificação. 

Fonte: Expresso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s