Nova Ordem Mundial… ou Europeia, no caso

O discurso já não é novo, aliás, já há muito tempo que, quem anda atento a estas coisas, ouve falar de uma suposta Nova Ordem Mundial.

No fundo trata-se do “projecto” hoje apresentado por Durão Barroso mas a uma escala mundial e não apenas europeia. Uma outra comparação pode ser feita com os EUA, 51 estados com leis e governos próprios mas que respondem ao governo e leis de um governo central, federal.

No vídeo que coloco no final deste artigo, podem perceber melhor o que é a Nova Ordem Mundial. Esta versão, legendada em português, encontra-se dividida em 14 partes, portanto, sigam-lhe o rasto.

“Temos de avançar para uma federação de Estados-nação”

No seu discurso do “Estado da União”, Durão Barroso relembrou que são “os países com sistemas sociais mais eficazes que crescem”.

No anual discurso sobre o “Estado da União” Europeia, o presidente da Comissão defendeu a necessidade da Europa encontrar um novo rumo. “Não há que ter medo da palavra: temos de avançar para uma federação de Estados-nação”, disse em Estrasburgo.

“A criação desta federação de Estados-nação vai exigir um novo tratado, em última instância”, afirmou. O presidente da Comissão sublinha que não se trata da criação de um super-estado.

Durão Barroso diz também que não é com soluções nacionais que se resolvem os problemas da Europa e que se a Grécia cumprir os compromissos deverá manter-se no euro.

No discurso voltou a defender o modelo social europeu. “Alguns dizem que está morto. Eu não concordo”. O líder europeu relembrou que são “os países com sistemas sociais mais eficazes que crescem”.

Hoje à tarde, o executivo comunitário irá apresentar formalmente uma proposta sobre a criação de um mecanismo único de supervisão bancária para a zona euro, no quadro da união bancária.

Fonte: Expresso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s