O poder da fotografia, mesmo manipulada

Em Setembro, aquando das manifestações em Portugal contra a Troika e o Governo, uma fotografia tornou-se a imagem dos protestos por todo o Mundo.

Hoje, a situação que me leva a este post é bastante mais grave, a tempestade Sandy, que atinge, neste momento, a costa americana,  especialmente a capital económica, Nova Iorque.

Sabemos que algumas das mais belas fotografias no Mundo, são de momentos de catástrofe como este, Natureza vs Homem. Contudo, esta tempestade tem também sido ilustrada por esse Mundo fora com duas imagens falsas, uma delas em especial, tem corrido por milhões de murais do Facebook, e é a essa que me vou referir mais em pormenor.

Confesso que, logo no primeiro instante que vi a fotografia me pareceu falsa, algo ali não “batia certo”. Pessoas a passear, calmamente, em volta da Estátua da Liberdade, um barco em ritmo de passeio no rio, enquanto ali ao lado um gigantesco furacão se aproxima do monumento. Um cenário demasiado antagónico em si mesmo.

Ao rever agora essa imagem partilhada por algumas pessoas no Facebook, fui pesquisar e não precisei de muito tempo para perceber que está mal naquela fotografia, na verdade são, nada mais que, duas fotografias sobrepostas num truque de edição fotográfica.

Pega-se numa fotografia da Estátua da Liberdade e junta-se uma fotografia de 28 de Maio de 2004, de um super furacão, tirada pelo fotógrafo Mike Hollingshead, no Nebraska, e plim, faz-se uma imagem viral de sucesso, mas falsa…

Vi várias pessoas a comentar a imagem, bastante convictas daquilo que diziam e viam mas, não se deixem enganar, a tempestade Sandy está a ser devastadora mas tal cenário não passa do sonho de um iluminado com conhecimentos de manipulação digital fotográfica.

Fonte informativa: snopes.com

Aqui fica a imagem que anda a circular e, em seguida, a fotografia original, poderosa, devastadora e ao mesmo tempo, admirável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s