119 jornalistas assassinados em 2012

Número de jornalistas mortos no exercício da profissão é o mais elevado dos últimos 15 anos, revela o Instituto de Imprensa Internacional.

Em quinze anos nunca tantos jornalistas foram mortos no exercício da profissão como em 2012. Segundo dados do Instituto de Imprensa Internacional (IPI), hoje divulgados, 119 profissionais perderam a vida este ano, até ao momento.

Faltando ainda mais de um  mês para terminar o ano, o número de mortes já supera o recorde alcançado em 2009, quando foram contabilizados 110 jornalistas assassinados.

O IPI recorda que amanhã é o Dia Internacional contra a Impunidade, o principal problema que impede a redução os ataques a jornalistas em todo o mundo.

Síria e Somália perigosos para os jornalistas

Segundo o IPI, a Síria é o país onde mais jornalistas têm perdido a vida este ano, registando-se um total de 36 mortes. Outros 16 morreram durante ataques na Somália, onde nenhum dos responsáveis foi penalizado pela Justiça, o que “perpetua uma cultura de impunidade, que incentiva novos ataques”.

México, Paquistão e Filipinas são outros países também  muito perigosos para o exercício da profissão, revela o Instituto.

O número de mortes este ano é o mais alto já registado pelo IPI. “O assassinato de um jornalista é a forma mais cruel e pavoroso de censura. Se não formos capazes de acabar com a impunidade, os homicídios vão continuar”, afirma o subdiretor da instituição, Anthony Mills.

Duas das mortes mais comentadas internacionalmente este ano foram as de Marie Colvin, jornalista americana ao serviço do jornal britânico “Sunday Times”, e Remi Ochlik, fotógrafo francês premiado pela World Press Photo por imagens captadas na Líbia, que  morreram em fevereiro, quando uma casa utilizada como centro de imprensa e por militantes anti-regime em Homs foi bombardeada.

Fonte: Expresso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s