Jogo de tabuleiro “Vem aí a troika!”satiriza situação política e económica do país

Portuguesa Tabletip Games estreia-se no mercado com um jogo onde ganha quem conseguir criar uma teia de influências.

Neste jogo de tabuleiro ganha quem conseguir criar uma teia de influências, vencer as eleições e colocar o máximo de dinheiro possível em paraísos fiscais. Chama-se Vem aí a troika! e é a estreia no mercado da portuguesa Tabletip Games, fundada por quatro amigos com uma paixão comum por jogos.

“Tentámos satirizar a sociedade portuguesa. É pelo humor que se pode chegar às pessoas”, conta Pedro Santos, um dos sócios da empresa e professor do Departamento de Matemática no Instituto Superior Técnico. A “acção” passa-se num país chamado Portugalândia e cada jogador representa um “obscuro grupo de interesses que através da manipulação política, social e económica tenta ganhar poder, votos e dinheiro”. “Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência”, ironiza Pedro Santos.

Os quatro sócios investiram dez mil euros na produção do jogo, que conta com as ilustrações de Nuno Saraiva, Vasco Gargalo e Filipe Preto. Para angariar verbas, recorreram ao crowdfunding na plataforma PPL e já conseguiram ultrapassar o objectivo inicial de 1200 euros. À hora a que o PÚBLICO consultou o site tinham sido angariados 2031 euros. “Através do PPL vendemos 150 jogos”, adianta Pedro Santos.

A partir de segunda-feira o “Vem aí a troika!” vai estar à venda no El Corte Inglés que comprou, para já, 150 unidades à Tabletip Games. A intenção é estar noutras cadeias da grande distribuição.

“Este jogo pode ser tão provocatório como uma obra de ficção”, diz Pedro Santos. E nesta sátira qualquer um pode levar Portugal à falência.

Fonte: Público

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s