Artistas retiraram exposição do edifício AXA por se sentirem desrespeitados

A exposição “Uma questão de género”, do projecto 1.ª Avenida, no edifício AXA, no Porto, foi mandada retirar na quarta-feira pela sua curadora Raquel Guerra que alegou “gravíssimos problemas de produção”.

Em declarações à agência Lusa, Raquel Guerra afirma que a decisão de desmontar a exposição é inteiramente sua, perante os “problemas de produção e uma total falta de respeito por parte da [empresa municipal] Porto Lazer, que é a entidade promotora do evento”.

Afirma a curadora que “as sucessivas faltas de consideração pelos artistas” que observou mostram “que não houve mudança nenhuma por parte da Câmara, que o respeito que eles tinham antes pelos artistas é o mesmo”.

Num comunicado, os artistas mostram-se solidários com a decisão da curadora e afirmam também “a sua recusa absoluta em coabitar no edifício AXA com a sede de campanha da candidatura autárquica de Rui Moreira, essa sim claramente ‘contaminante’ da identidade das propostas artísticas, coincidentemente (?) inaugurada no passado dia 4 de Maio”.

“Contaminante”, recordam os artistas, foi a expressão usada pela Porto Lazer para justificar uma anterior polémica no edifício em torno da obra “Portuguesa Monochrome”, de Paulo Mendes, que incluía uma bandeira portuguesa em tons de preto e cinza, que foi retirada.

Segundo os artistas, que afirmam “repulsa” por este processo, a Porto Lazer alegou que a peça seria “contaminante da identidade diversa que se pretende construir para o programa imaterial” do 1.ª Avenida.

Os artistas que assinam o documento são Amarante Abramovici, Tiago Afonso, Carla Cruz, Cristina Regadas, Dalila Gonçalves, Paula Tavares, Rita Castro Neves e Sónia Carvalho.

De acordo com a explicação de Raquel Guerra, “a máquina de produção emperrou desde o momento da montagem”. Aliás, acrescentou, “a exposição inaugurou com algumas falhas graves e eu, nessa altura, enquanto curadora, já devia ter tomado esta atitude que tomei agora”.

A gota de água foi a desmontagem de uma peça de uma artista, Cristina Regadas, sem ter sido dada qualquer informação prévia à curadora ou à artista. O plasma onde a peça era exibida foi devolvido à instituição que o cedera e, segundo Raquel Guerra, se isso “estava previsto”, o que ela desconhecia, deviam ter sido tomadas “medidas atempadas para que houvesse uma substituição”.

Perante as respostas constantes da produção de “não quero saber, é quando der”, Raquel Guerra tinha chegado “ao limite”.

“Acreditei que seria possível fazer diferente”

Enquanto curadora da exposição, Raquel Guerra não sabe até que ponto pode considerar a sede de campanha de Rui Moreira, à face da rua “é no edifício” mas, de qualquer forma, afirma que não se sente “confortável” com a sede de uma campanha eleitoral ali, “seja ela qual for”.

“Quando entrei para este projecto, achei que ia haver uma atitude completamente diferente por parte da Porto Lazer e por parte da Câmara Municipal” afirma Raquel Guerra, recordando o “divórcio existente entre o meio artístico e a autarquia”.

“Enquanto curadora, francamente achei que, quando surgiu esta oportunidade, que de facto havia uma mudança na Câmara e este investimento que estava a ser feito no edifício AXA era para devolver à cidade os seus artistas”, declara

“Ingenuamente, acreditei que seria possível fazer as coisas de uma maneira diferente, mas ninguém muda mentalidades nem posturas de um dia para o outro. As cabeças são as mesmas e, se calhar, é uma operação de charme que se quer fazer e lamento que as coisas tenham este final”, conclui.

A agência Lusa tentou obter uma reacção da Câmara e da empresa Porto Vivo, que não foi possível até ao princípio da tarde desta quinta-feira.

Fonte: Porto24

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s